By | 15 de julio de 2020

O uso do pronome ‘vos’ para se dirigir a uma pessoa é comumente relacionado a argentinos e uruguaios, mais este fenômeno se extende através da Argentina, Uruguay, Paraguay, Costa Rica, e em regiões da Bolivia, Chile, Perú, Ecuador, Colombia, Venezuela, Panamá, Nicaragua, Honduras, El Salvador, Guatemala, México y Cuba.

O “voseo” é um fenômeno lingüístico dentro da língua espanhola no qual o pronome «vos» é usado junto com certas conjugações verbais para se dirigir ao interlocutor em vez de usar o pronome «tú» em situações de familiaridade, contrastando com o tratamento formal de “Usted”.

Morfologicamente, pode afetar todos os tempos e modos, no entanto, é geralmente restrito ao presente indicativo e no imperativo afirmativo.

De onde vem a palavra “vos”?

O pronome “vos” começa a ser usado a partir do século IV e está relacionado ao trato com o imperador. Seu uso teria duas causas;

Por um lado, naquela época havia dois imperadores que emergiram da divisão do Império Romano e se referiram a eles de maneira inclusiva, o uso de ‘vos’ foi introduzido.

Por muitos anos, usar o “voseo” foi considerado gramaticalmente incorreto e até mesmo indigno.

E até poucos anos atrás, «os espanhóis a consideravam inculta», disse Carricaburo.

Mas em vários países latino-americanos isso não foi considerado.

Por exemplo, em 1982, a Academia Argentina de Letras foi a primeira na Ibero-América a aceitar o “voseo” como norma culta, o que significa que reconhece o uso do “vos” como legítimo, tanto para tratamento informal, literatura e textos oficiais.

E na Costa Rica, o “voseo” foi considerado da mesma maneira, como um fenômeno geral em todas as classes sociais.

One Reply to “Países que usam o “VOS” no lugar do “TU””

  1. Pingback: DIFERENÇAS DO ESPANHOL ARGENTINO – VOS x TU – Espanhol da Argentina

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *