By | 16 de julio de 2020

Para você que está estudando e sente a necessidade de aumentar a sua concentração nas sessões de estudo eu separei quatro conselhos para aumentar a sua eficiência.

Encontre um ambiente propicio para os seus estudos.

Parece óbvio não é mesmo?  Se eu quero pescar tenho que ir onde tem água, onde tem peixe, não é óbvio? Então por tem pessoas que ignoram totalmente o ambiente de estudo?

Se o ambiente não está propício se a cada 5 min entra uma pessoa e começa a me interromper se o telefone fica tocando as notificações, é inevitável ter dificuldades para se concentrar.

Converse com a sua família explique a importância de que você não tenha distrações e interrupções na hora do estudo para que você possa avançar.

Modifique as configurações do seu telefone, silencie as notificações ou configure para que somente entre aquelas ligações de contatos importantes possam te interromper. Se precisar deixe o telefone com algum familiar e no caso de ligações importantes que te avisem.

Dê uma olhada agora no ambiente que você está usando para o seu estudo, tente identificar quais são os fatores que podem estar te prejudicando para se concentrar.

Será que é a luz? A cadeira? A mesa? Ou será que é o celular? Você é a melhor pessoa para identificar o que tem que mudar.

Determine um horário para a sessão de estudo.

Um erro que comentem muitos estudantes é pensar o seguinte: “Vou estudar quando der” ou “Vou estudar quando estiver disposto”.  Não! Isso não vai funcionar!

Veja na sua agenda e nas suas atividades qual seria o melhor horário para que você possa ir ao seu ambiente propício de estudo e ficar ali pelo menos por uma ou duas horas.

Quando você encontrar esse horário ideal, respeite esse horário. Se o estudo é importante para você dê prioridade a essa importância.

Para melhorar a concentração temos que promover as nossas sessões de estudo a um nível superior na nossa hierarquia de necessidades importantes.

Se você esta encontrando dificuldades para encaixar os estudos na sua agenda diária isso é um indicador que os estudos não estão sendo importantes para você, e está ficando lá atrás no sua hierarquia de necessidades importantes. Portanto, será muito difícil se concentrar nos estudos.

Durma bem e descanse bem

Dormir bem vai te ajudar a se concentrar por longos períodos nas suas sessões de estudo. Nada de varar a noite!

Nosso cérebro sempre vai tender ao menor esforço, porque ele vai economizar energias.

Você imagina que para incorporar novos conhecimentos, um novo idioma, por exemplo, quantas partes do nosso cérebro têm que estar em pleno funcionamento? Agora, se você não dormiu o suficiente se seu cérebro não descansou toda a possibilidade de que você se concentre diminuirá ou será nula.

Utilize o cérebro ativamente

Sempre mantenha o seu cérebro ativo, ou seja, não deixe o piloto automático ligado, leia, investigue, raciocine.

No caso para estudar um idioma eu ensino aos meus alunos criarem um ambiente de imerssão nas suas próprias casas, para que se sintam engajados no tema que está estudando.

Para se concentrar e manter o cérebro ativo procure o verdadeiro objetivo do aprendizado. Um bom estudo é aquele que vai além, que força o cérebro a um aprendizado ativo. Todo esse processo vai fixar melhor as informações na sua memória de forma mais eficiente.

Se fez sentido para você deixe seus comentários e me diga se você precisou fazer alguma modificação no seu ambiente de estudo ou na forma em que você está lidando com as suas sessões de estudo.

ESPANHOL DA ARGENTINA

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *